TRETA! TRETA! TRETA! PORQUE O EX PASTOR ATEU VOLTOU A SER CRENTE?

 


Por Simbologista 

REVELAÇÕES, BLOQUEIO, VIRA CASACA, CANCELAMENTO E FIM DO CANAL:
PORQUE O PASTOR ATEU VOLTOU A SER CRENTE?

Há cerca de três dias, muitos seguidores de canais ditos ateus no YOUTUBE se surpreenderam com um vídeo do "ex pastor"  Wanderson Oliveira do canal FALA PASTOR. Nesse último vídeo o autointitulado "ex pastor" da igreja Assembleia de Deus" declarou que estava deixando a militância ateísta, que não iria mais fazer vídeos militando, que não iria excluir o seu canal, que não iria fazer vídeos atacando militantes ateístas(Antônio Miranda e cia) etc. Ele não citou os reais motivos, não deu maiores detalhes do "porquê deixou de ser ateu", falou apenas de modo bem superficial.
As declarações pegaram alguns militantes ateístas de surpresa, outros receberam a notícia com desconfiança, como uma tentativa do ex pastor sair de fininho depois de ter recebido várias acusações(entre elas de ter se envolvido e iludido uma seguidora, de ter explorado financeiramente inscritas etc.) supostamente cometidos por ele nos bastidores do seu canal!

COMO TUDO COMEÇOU

Há cerca de um ano, o  pastor Wanderson Oliveira começa a se apresentar em lives em canais do YouTube voltados para o público "cético ". Ele se autointitula como sendo "agnóstico empírico/ateu/ex pastor da igreja Assembleia de Deus". (geralmente em canais sensacionalistas  cujo convidado é ex qualquer coisa). Nas lives ele conta um pouco sobre sua trajetória como assembleiano durante vinte e oito anos anos e  pastor na Assembleia de Deus durante doze anos. Mostra o diploma e a credencial como pastor. Assim, com essa capa de ex pastor ele segue sua trajetória no YouTube. Pede que sigam seu canal, se inscrevam etc.

CONTEÚDO DO CANAL

Algumas características no seu canal começaram a chamar atenção de vários inscritos. Por diversas vezes ele colocava na capa do vídeo imagens citando o ex pastor "Jason Ferrer e o youtuber Antônio Miranda", como tema da live mesmo sem ter a presença deles no vídeo. Muitos chegaram a dizer que ele estava usando a imagem dos dois apenas para atrair a atenção do público ateu para seu canal. Por diversas vezes as lives ficavam repetidas, girando sobre o tema "o que Rivanildo Menezes(outro que se dizia ex crente/ex ateu) falou sobre Jason Ferrer ontem, na semana passada, no mês passado, no ano passado" etc. Pode-se dizer que as lives em sua maioria não eram sobre o "ateu Wanderson" mas sim sobre o pastor Wanderson que se dizia ateu, por assim dizer, de forma repetida, insistente, obsessiva.
Outra característica notada também por inscritos era que ele não exibia conteúdo tipicamente ateu, as lives em si não eram incisivas o suficiente sobre as contradições da bíblia deixando os inscritos confusos se de fato aquele conteúdo era ateísta ou teísta. Não havia conteúdo de pensadores ateus, nem citações a obras etc., como é mais comum em canais ateus. Em resumo, o canal era fraco, não tinha conteúdo, ele ficava "se fazendo" em cima de figuras de canais ditos ateus em ascensão. Pra completar ele continuava com as técnicas argumentativas, a imposição da voz, o jeitão de pastor que trouxe da igreja. A única coisa de fato que ele tinha de ateu era apenas o nome do canal. Apesar do conteúdo ruim o canal continuou crescendo em número de inscritos, em sua grande maioria composta de ateus. Ele chegou a se gabar numa live que ganhava em torno de setecentos reais por mês, que já conseguiu monetizar seu canal a partir do terceiro mês etc. Vira e mexe, falava que ganhava mais como pastor antes e que havia recebido convite para deixar de ser ateu e voltar a pastorear igrejas. Sempre com ar de coitadinho, se queixando. Pediu aos inscritos que fizessem uma vaquinha para comprar um notebook novo pra ele porque o seu estava obsoleto. Enquanto ele fazia as lives, que segundo ele era o que mais dava lucro, por trás dos bastidores os membros começaram a saber de relatos no mínimo questionáveis.

OS BASTIDORES DO CANAL

Os relatos a seguir foram obtidos através do youtuber dono do canal Detetive da Fé durante uma live sobre a virada de casaca do "ex pastor ateu".

DETETIVE DA FÉ: "O Wanderson se aproximou de uma membra do seu canal com a qual se envolveu, a iludiu e depois a descartou".

O tal "ex pastor" teria se envolvido com uma membra, a iludido, a usado e depois a descartado. Parece que essa membra ficou magoada e resolveu contar tudo a outros youtuberes. O relato começou a se espalhar e em pouco tempo vários membros souberam do acontecido.

DETETIVE DA FÉ: "Ele pediu dinheiro emprestado a várias inscritas, deu o cano e não pagou".

Várias membras teriam contado que emprestaram dinheiro ao "ex pastor" e que nunca receberam o dinheiro de volta. Esses relatos se juntaram ao anterior e ganharam força entre os inscritos.

DETETIVE DA FÉ: "Ele pediu dinheiro, fez uma vaquinha entre os membros para comprar um notebook. Quando alguns membros perceberam que o dinheiro arrecadado já era suficiente e começaram a falar no chat 'o dinheiro já é suficiente', ele bloqueou esses membros do seu canal".

Apesar de ter pedido dinheiro para comprar um notebook ele jamais mostrou a nota fiscal da compra, apenas apresentou uma foto do tal notebook supostamente comprado.

DETETIVE DA FÉ: "ele  bloqueou nomes de  perfis que não eram mais bem-vindos nas suas lives. Canais de ateus, perfis ateus que descobriram todas 'as merdas' que ele estava fazendo nos bastidores. Nomes como "Antônio Miranda, Papo Cético, Richter, Detetive da Fé, Sarah, Pensamento Livre" etc.

Segundo um print apresentado pelo canal DETETIVE DA FÉ, o "ex pastor ateu" começou a bloquear canais e perfis que haviam descoberto sua vida secreta por trás dos bastidores. Apesar do bloqueio, as narrativas do acontecido não pararam, levando o "pastor ateu" a declarar nas suas lives que estava sendo cancelado.

FIM DO CANAL
No último sábado o canal DETETIVE DA FÉ resolveu expor os bastidores do  canal FALA PASTOR numa live com a participação de vários nomes citados. O "ex pastor ateu" Wanderson Oliveira entrou na live e disse não saber sobre o que estava sendo falado ali, que não havia bloqueado ninguém etc(negou tudo). No meio da conversa, a temperatura subiu quando o "DETETIVE DA FÉ" pediu ao Wanderson que mostrasse o tal notebook que havia sido comprado com a vaquinha dos membros mas ele se negou a mostrar. O que levou muitos no chat a falarem "não mostrou o notebook porque não existe notebook comprado pra mostrar".
Sem mostrar o notebook, sem  conseguir contra argumentar, sem se defender das acusações, ele acabou sendo expulso da live. Por causa da repercussão negativa dos bastidores do canal o "ex pastor ateu" bloqueou seu canal no YouTube. Não se sabe ainda se ele exclui o seu canal definitivamente ou apenas suspendeu todo o conteúdo, não está mais disponível nada publicamente, nem sequer o seu perfil no YouTube aparece.
Essa história do notebook sem nota fiscal não pegou nada bem. Já dizia o ditado "quem não deve não teme". Se as acusações feitas eram mentiras então porquê não fazer uma live em seu próprio canal mostrando as provas, a nota fiscal do notebook, os contra argumentos? Falta de respeito com os inscritos e com os membros. Excluir o canal não apaga o vexame e a decepção de todos que um dia confiaram no "pastor ateu" agora "ex pastor ator".


Comentários

Postagens mais visitadas